Home studio

Isolamento acústico

Nesse trabalho, foi solicitada a realização de um projeto de isolamento acústico em sala de apartamento, que tem por finalidade de uso atividades de home studio. Os instrumentos musicais reproduzidos no local são saxofone, voz, guitarra e contrabaixo. Para o estudo, o saxofone foi tomado como a fonte sonora principal, na qual o projeto foi referenciado, uma vez que apresenta o maior nível de pressão sonora para o caso em questão. Para atender as exigências da Norma NBR 10.151 e assegurar suficiente redução sonora no local, sem superdimensionar o projeto, foram sugeridas esquadrias de vidro laminado duplo e reforço em algumas das divisórias da sala com parede em drywall.

O dimensionamento do projeto foi feito por simulação acústica, ou seja, partiu da consideração de um nível de pressão sonora de referência, correspondente ao do saxofone, e o nível de pressão sonora esperado para as áreas adjacentes ao homestudio, a partir da avaliação do tipo e espessura das partições (paredes e esquadrias) pertencentes ao local. Isso considerado, o projeto se destina a estabelecer o reforço estrutural necessário para a situação, para atender as recomendações de conforto acústico propostas pela NBR 10.151, e, a partir dessa análise técnica, poupar gastos desnecessários para o cliente, no caso de investir em medidas ineficazes para o que ele se propunha. A imagem acima revela o reforço quanto ao isolamento sonoro, expresso pela Perda de Transmissão (PT), esperado para cada divisória da sala. Com isso, para cada uma delas, foram feitas simulações acústicas a fim de determinar a Perda de Transmissão adequada para cada partição e assim, especificar os novos materiais a serem aplicados nas superfícies do homestudio, selecionando, por fim, modelos comerciais com desempenho acústico assegurado por laudos técnicos, ou seja, que foram submetidos a ensaios acústicos em laboratório.

Uma das medidas consideradas para o projeto, a fim de gerar um resultado mais satisfatório para o cliente e evitar gastos desnecessários foi, em vez de descartar a porta que havia no local e apenas a substitur, utilizá-la para o reforço do isolamento acústico. Desta vez, a porta foi combinada à estrutura de gesso acartonado, enquanto a nova porta, de maior isolamento acústico, foi fixada sobre a alvenaria. A combinação final pode ser visualizada em detalhe na imagem e o conjunto, no vídeo que segue.

A seguir estão outros registros do processo. Respectivamente: aplicação da lã de rocha, atuante no amortecimento estrutural da parede; a nova janela pertencente à fachada; e um vídeo em detalhes da instalação da janela e do processo executivo da obra.

Assim que concluída a obra, foi reiniciada a decoração do ambiente, dessa vez sobre a estrutura em drywall. Alguns registros do acabamento da execução podem ser vistos nas imagens que seguem. A primeira apresenta a vista dos fundos; e a segunda e terceira, da entrada em diferentes perspectivas.

Após a conclusão das etapas e decoração do ambiente, foi realizada uma medição acústica no local a fim de validar o dimensionamento realizado. Para isso, o mesmo trecho da música Rocks Off (Rolling Stones) foi reproduzido com mesmo volume dentro do estúdio, e fora, no corredor. O registro fotográfico e o gráfico comparativo dos níveis medidos estão nas imagens abaixo.

Após a conclusão das etapas e decoração do ambiente, foi realizada uma medição acústica no local a fim de testar o dimensionamento realizado. Para isso, o mesmo trecho da música Rocks Off (Rolling Stones) foi reproduzido com mesmo volume dentro do estúdio, e fora, no corredor. O registro fotográfico e o gráfico comparativo dos níveis medidos estão nas imagens abaixo.