Acústica em restaurantes


Segundo estudos, a presença de ruídos excessivos em restaurantes é a segunda maior reclamação recebida pelos frequentadores, perdendo apenas para a de serviços mal prestados. Outra revelação é que clientes tendem a comer e beber mais em ambientes ruidosos. Entretando, deixam o restaurante mais cedo também. Existem algumas premissas que levam a concluir o porque desse comportamento coletivo. Uma delas é que as pessoas fazem isso para se distrair do stress induzido pelo ruído. Esses padrões observados, em uma análise superficial, podem até ser vistos de maneira positiva, uma vez que uma consumação maior implica em lucros imediatos mais expressivos para o dono do restaurante. Em contrapartida, a ação promovida pelo controle de ruído no local justifica comidas com preços mais elevados e mesas cada vez mais ocupadas, uma vez que causa maior satisfação nos clientes sobre as degustações e a experiência no restaurante como um todo.
Investigações mais profundas acerca da relação entre o som e a satisfação de clientes revelam que tanto o tipo quanto o nível do ruído de fundo em restaurantes influenciam no prazer que os clientes tem ao experimentar seus pedidos. Essas pesquisas apontam que a satisfação tende a ser maior à medida que o som ambiente é mais controlado, ou seja, com ruídos de fundo menores. Uma possível explicação para a diminuição da satisfação em degustações é que as impressões auditivas que os clientes tem da comida são mascaradas por ruídos mais elevados, presentes no ambiente. De qualquer forma, é indiscutível a relação existente entre o ruído e a experiência degustativa do público dos restaurantes.
Projetos acústicos adequados são fundamentais para a satisfação do público e para o lucro gerado aos donos de restaurantes em decorrência disso.
Restaurantes situados em ruas movimentadas e barulhentas causam maior desprazer na degustação da comida. Em um planejamento mais profundo de projeto, o conhecimento desse índice por si só pode evitar que o investidor situe o seu restaurante uma zona ruidosa para se poupar futuros prejuízos em decorrência disso.
Existem estratégias que são recomendadas para controle de ruído em restaurantes. Algumas delas são:
- Tetos acusticamente absorsivos;
- Espaçamento fixo e estratégico entre mesas, considerando distâncias de privacidade no local;
- Divisão de áreas correspondentes a diferentes grupos de pessoas, separadas por exemplo por faixa etária/gênero/sensibilidade ao som/ etc.
A aplicação adequada dessas estratégias se dá a partir de avaliações acústicas baseadas em dados obtidos por meio de medições e simulações acústicas, a fim de se estabelecer a quantidade e o posicionamento correto dos materiais absorvedores, bem como dos outros elementos considerados no projeto para assegurar conforto acústico no ambiente.